12 de janeiro de 2012

CRUZ PEREGRINA E O ÍCONE DE NOSSA SENHORA

A CRUZ          


            Em 1984, durante o encerramento do Jubileu da Redenção, uma cruz diferente se destacou ao lado do altar principal da basílica de S. Pedro. essa cruz foi entregue aos jovens pelo Papa João Paulo II, logo após o Papa fechar a porta santa do Jubileu daquele ano.
          
       Ao entrega-la aos jovens, João Paulo II pronunciou estas palavras:

" Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: A Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte a ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção".
      
     Atendendo ao pedido do Santo Padre, o publico juvenil, começou a leva-la em viagem pelo mundo, atravessando gerações e fronteiras.

 Trata-se de uma cruz de madeira medindo 3, 80m de altura, 1,75 de largura e pesa cerca de 40k. Que fico conhecida como, a "Cruz do Ano Santo", a " Cruz do Jubileu", a " Cruz da Jornada Mundial da Juventude", ou a "Cruz dos Jovens".

Desde 1984, a cruz da JMJ peregrinou pelo mundo estando presente nas celebrações da Jornada Mundial da juventude.


Cruz Peregrina da JMJ


O ÍCONE DE NOSSA SENHORA

    Em 2003, na 18º  JMJ, o  Papa João Paulo II, presenteou os jovens com mais um símbolo de fé, o Ícone de N. Senhora. Uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica de N. Senhora a de Santa Maria Maior, no ocidente.
  João Paulo II presenteou os jovens dizendo:

" Hoje eu confio a vocês o Ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz.
Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a colhê-la em suas vidas".

Ícone de N. Senhora da JMJ

O ícone mede aproximadamente 1,18cm de altura, 79 cm de largura e pesa cerca de 15k.
Fonte: Google
  
Para ver sobre a passagem da Cruz peregrina pelo Brasil acesse o link https://iamg2009.blogspot.com/2012/01/a-passagem-da-cruz-pelo-brasil-bote-fe.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE-NOS SEU RECADO;

DINÂMICA PARA QUEBRAR O GELO

ADAPTANDO OS NÚMEROS Objetivo: Quebrar o gelo entre os membros. Desenvolvimento:  1º momento - Formar duplas e pedir para que o...