5 de janeiro de 2012

A HISTÓRIA DA IAM

         Surgiu na França em 1843, quando o Bispo da cidade de Nancy, Seu fundador, D. Carlos de Forbin-Janson, preocupado pela infeliz situação e sofrimento de milhares de crianças chinesas inocentes teve a idéias de " salvar-lhes a vida do corpo e encaminha-las para a glória do céu!"
       Após uma entrevista com Paulina Jaricot, fundadora da Obra da Propagação da fé, teve a ideia de propôr as crianças da França que ajudassem outras crianças rezando uma Ave Maria por dia e doando uma pequena oferta por mês. Esta seria  a solução do problema no qual ele pensava já fazia 30 anos. Paulina logo passou a fazer parte desse movimento que se chamou de Santa Infância.
     Era sem duvida a primeira vez que na história da Igreja se confiava as crianças um papel missionário específico: salvar crianças inocentes, para fazer delas pequenos apóstolos.

       D. Carlos planejava visitar todas as nações da Europa, pregando esta obra que após garantida, ele próprio embarcaria para aquele País, onde esperava que Deus lhe desse a graça de misturar seu sangue ao sangue dos outros mártires. Mas, esgotado com tantas atividades, sua saúde não resistiu e enquanto sua Obra se difundia, veio a falecer repentinamente em julho de 1844 quando a Santa Infância já estava estabelecida em 65 dioceses.


A MISSÃO UNIVERSAL DA OBRA

    Embora tenha surgido para socorrer a triste situação das crianças chinesas, logo a Obra abriu seus horizontes para o mundo inteiro prestando os socorros materiais, intelectuais e religiosos de que necessitam as crianças de todos os lugares, culturas, raças e crenças.
   O nome " Santa Infância" surgiu de uma devoção existente a Infância do Menino Jesus na França, porque o elo que uniria seus seguidores seria a proteção do Menino Jesus, "patrono e modelo". 
       As crianças são as protagonistas que se dedicam em favor das crianças do mundo inteiro. 
   Se tornou Missionária porque educa as crianças no crescimento da fé, inserindo-as nas atividades missionárias numa dimensão universal pelo compromisso do Batismo partilhando a fé e seus bens com todas as crianças do mundo. 


PONTIFÍCIA OBRA MISSIONÁRIA

Papa Pio XI


  Em 3 de Maio de 1922, o Papa Pio XI declarou a Santa Infância  Obra Pontifícia assumindo-a como obra evangelizadora a serviço de toda Igreja ( cf.Estatuto das POM, edição de 1980).
   A Direção geral, hoje Secretariado Nacional da Infância Missionária, teve sua sede em Paris até o final de 1982. A partir de 1983 foi transferida para Roma  com a aprovação do Papa João Paulo II.


A INFÂNCIA MISSIONÁRIA NO BRASIL

     Existe noticias de que um certo Pe. Monteil, Lazarista, da Congregação da Missão (CM), teria introduzido a Obra da Santa Infância no Brasil, em 1850, mas, outras fontes se referem ao ano de 1858 como data de estabelecimento da Obra no Brasil.
    De 1887 a 1889 a Obra registrou relatórios de grande simpatia chegando a receber membros da família imperial, estando em grande ascensão. 
  No entanto, a partir da Proclamação da Republica, e da nomeação do Mons. Esberárd, excelente Diretor Nacional, para Bispo do Rio de Janeiro, em 1894, a obra entrou em declínio.
  Em 1926 a Obra ficou sem coordenação devido o falecimento do diretor nacional da época o monge beneditino D. Plácido Guimarães de Oliveira, do Mosteiro de São Bento -RJ. E decidiu-se não nomear outro diretor nacional fazendo então com que a Obra desaparecesse do cenário nacional.
        Mesmo assim, a Obra continuou  em algumas dioceses, graças ao zelo de muitos missionários, como Pe. Pedro Zingerlé,CM, que foi Diretor Diocesano da Arquidiocese de Fortaleza -CE, por mais de 30 anos.

Papa Pio XII   
      Em 1950, o Papa Pio XII instituiu que o dia da Epifania, 06 de Janeiro, fosse o dia mundial da Infância Missionária.
  Em 1955, a Obra foi oficialmente reerguida no Brasil, por vontade expressa do Papa Pio XII, com a aprovação do Cardeal D. Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, na época presidente da CNBB, a Obra passou a ser governada por uma Assembléia Geral e pela Diretoria Nacional com sede no Rio de janeiro.
 A partir de 1959, preferiu-se  comemorar o dia da Infância Missionária no Brasil no ultimo domingo de Agosto,  fazendo coletas para crianças do mundo todo. 
  Em 1972 a CNBB tirou a obrigatoriedade de celebrar no dia  6 de Janeiro e passou a celebrar no ultimo domingo de outubro.
     Em 1978, por orientação da CNBB, a Sede das POM passou para Brasília. 
   Em 1993, quando se comemorava os 150 anos da Infância Missionária, foi realizado o 1º encontro Latino Americano da Infância Missionária, que contou com a participação de uma delegação brasileira de 20 adultos e 6 crianças.

  Em 1995 realizou-se o 5º Congresso Missionário Latino-Americano (COMILA 5), em Belo Horizonte -MG, a IAM recebeu um grande impulso e começou a se organizar em todo o País.


João PauloII
  Em 2003 por ocasião dos 160 anos da fundação da Obra Pontifícia da Infância Missionária, o Papa João Paulo II , observou que muitas das crianças ao chegarem na adolescência deixava de participar da mesma mas mantinham o carisma e resolveu incluir a ela também os adolescentes. Assim passou-se  a chamar-se Infância e Adolescência Missionária (IAM).
   

  Em 2012, nos dias 6 a 9 de dezembro, aconteceu a XVI Assembléia Nacional dos Coordenadores Estaduais da IAM em Brasília -DF, decidiu-se então celebrar sempre no ultimo domingo de Maio as Jornadas Nacionais da IAM. Naquele ano dedicou-se a ano de 2013 como ano da IAM no Brasil.

   Em Maio de 2014 realizou-se em Aparecida - SP, o 1º Congresso Americano da IAM com o tema " IAM da América a serviço da Missão" e lema "Vocês são meus Amigos!" (Jo 15-14). Vieram coordenadores da IAM de 17 países no total de 632 participantes, sendo 506 do Brasil.

   Em 2016 a POM da IAM contou aproximadamente 30 mil grupos espalhados pelo Brasil, tendo como maior desafio formar coordenações diocesanas onde os grupos caminham de forma isolada.

" De Todas as Crianças e Adolescentes do Mundo, Sempre Amigas!"
(Fonte: garotada-diretrizes.blogspot.com.br) 


Para saber mais sobre o fundador da POM da IAM acesse o link; https://iamg2009.blogspot.com/2012/01/dom-carlos-de-forbin-janson-1785-1844.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE-NOS SEU RECADO;

DINÂMICA PARA QUEBRAR O GELO

ADAPTANDO OS NÚMEROS Objetivo: Quebrar o gelo entre os membros. Desenvolvimento:  1º momento - Formar duplas e pedir para que o...