28 de janeiro de 2012

SÃO FRANCISCO XAVIER E SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

S. Francisco Xavier
                São francisco Xavier nasceu no dia 7 de Abril de 1506, em Navarra, Espanha.  Era um menino piedoso, estudou em Paris e ao encontrar-se com Inácio de Loyola e outros companheiros, fundaram a Companhia de Jesus. Em 1537, foi ordenado sacerdote e enviado ao Japão, a China e a Índia.  Percorreu grandes distancias, e falou do amor de Deus por muitos lugares, convertendo muitas pessoas e formando comunidades cristãs.
   Seu grande desejo era anunciar Jesus na China. Faleceu em 1552. É um exemplo de missionário comparado a S. Paulo por suas longas viagens apostólicas.
    O Papa Pio XI, o proclamou, junto com S. Terezinha, Padroeiro das Missões.
  Comemoramos o dia de S. Francisco Xavier em 3 de Dezembro.

 



S. Terezinha do Menino Jesus.
      Santa Terezinha do menino Jesus, nasceu em Alenço, na França, no dia 2 de Janeiro de 1873.
  De família religiosa cristã, participava assiduamente da Missas e vivia no amor a Deus e muito solidária com os necessitados.
   Cresceu como todas as crianças, mas o que mais encantava a todos, era sua vida simples e o esforço que fazia para melhorar. 
    Seus pais: Luiz José e Zélia tiveram 8 filhos, 4 dos quias morreram ainda pequeninos. Aos 11 anos, no dia 8 de Maio de 1884, com muito preparo e amor, Terezinha recebeu pela primeira vez Jesus na Eucaristia.
 Em suas brincadeiras disputava com a irmã quem faria mais gestos de amor durante o dia. Sempre que via alguma criança com fome ou frio oferecia-lhe algo e falava-lhe do amor de Jesus. 
   Aos 9 anos de idade desejou ser religiosa Carmelita e com uma permissão especial do Papa Leão XIII, realizou o seu desejo aos 15 anos. Aos 16 anos, entrou no mosteiro das Carmelitas de Lisieux e praticou de modo exemplar a caridade, a simplicidade evangélica e a  confiança em Deus.  
     " Passarei meu céu fazendo o bem na terra", desejava ela.
   Certa vez soube que um homem havia sido condenado á morte por ser criminosos, este homem estava revoltado contra Deus e contra todos, Terezinha começou a rezar e fazer sacrifícios para que antes de morrer ele voltasse seu coração para Deus... e foi com grande alegria que ficou sabendo que no momento antes de morrer aquele homem pediu o crucifixo e com profunda reverencia e respeito o beijou. Era um sinal do céu! Tinha-se convertido! Estava salvo.
  E assim foi durante toda a sua vida, quando adoeceu com tuberculose oferecia suas dores e cansaços pelos missionários.
   Ela foi uma religiosa carmelita, missionária da oração, do sofrimento e do amor. Transformou sua vida fechada no convento em luz, a dor em amor, o pequeno em grande, a terra em céu, o tempo em eternidade, a vida contemplativa de convento de clausura num horizonte missionário em Igreja universal.
   Terezinha faleceu no dia 30 de Setembro de 1897 . Nunca foi para as missões, no entanto, o Papa Pio XI a nomeou Padroeira das Missões e dos missionários, junto com São Francisco Xavier.
 E sua festa passou a ser celebrada no dia 1° de Outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE-NOS SEU RECADO;

DINÂMICA PARA QUEBRAR O GELO

ADAPTANDO OS NÚMEROS Objetivo: Quebrar o gelo entre os membros. Desenvolvimento:  1º momento - Formar duplas e pedir para que o...