29 de agosto de 2012

SETEMBRO, MÊS DA BÍBLIA


      Assim como para os católicos assíduos Agosto é o mês das vocações, Setembro é considerado o Mês da Bíblia. 
    A Bíblia é o conjunto  de todos os livros inspirados por Deus que foi escrito sob a inspiração do Espírito Santo.

     A palavra BÍBLIA vem do grego e quer dizer;  LIVRINHOS.
Bíblia é o plural  da palavra BIBLION que significa LIVRINHO.
E, Biblion é o diminutivo de BIBLOS que significa LIVROS.

Logo:  BIBLOS = livro
                  BIBLION = livrinho
              BÍBLIA = livrinhos
Ou seja, a Bíblia é conjunto formado por vários pequenos livros.

JOÃO CRISÓSTOMO
    O primeiro a usar essa palavra para se referir a Sagrada Escritura foi JOÃO CRISÓSTOMO no séc. IV d.C



OUTROS NOMES DA BÍBLIA

         Palavra de Deus, Sagrada Escritura, Lei e os Profetas, Livro Sagrado, Divina Revelação,etc.

TRADUÇÕES DA BÍBLIA

    A primeira tradução da Bíblia foi feita  500 anos a.C e recebeu o nome de Palestinense (por que foi feita na Palestina).
    A segunda, foi feita 250 anos a.C e recebeu o nome de Alexandria (por que foi feita em Alexandria) ou Dos Setenta  (por que foi feita pelos 70 sábios).

ANTIGO E NOVO TESTAMENTO

    A Bíblia se divide me 2 partes; 

Antigo Testamento (A.T): que conta desde o começo da humanidade até Jesus Cristo, esta parte possui 46 livros e foi quase todo escrito em hebraico.

 Novo Testamento (N.T): que trata da vida de Jesus Cristo e dos primeiros  60 anos da Igreja católica, esta parte possui 27 livros e foi quase todo escrito em grego.

          A palavra TESTAMENTO vem do hebraico berite que significa Aliança e do grego diathek que quer dizer Aliança ou testamento.
    O A.T e o N.T, completam um ao outro, ambos esclarecem e são a verdadeira Palavra de Deus. 
       
   Os livros inspirados na primeira e segunda tradução da Bíblia, receberam o nome  de Protocanômicos porque; Proto quer dizer; primeiro e,  Canômico quer dizer; regra.

   Os livros inspirados apenas na segunda tradução receberam o nome de Deuterocanômicos porque Deutero quer dizer; segundo.
    São eles: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiastico, I e II Macabeus e Baruc.

ESCRITA
planta papirus

   Antigamente não havia papel, escrevia-se em papiro, uma planta que cortando-se os filamentos do tronco eram transformadas em folhas largas e compridas que eram enroladas e podia-se escrever  em um dos lados.

folhas de papirus

pergaminho de pele de cordeiro

  O pergaminho, era uma pele de animal devidamente preparada para escrever. Este método foi inventado na cidade de Pérgamo, antiga capital da Méssia.






A CONSERVAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA BÍBLIA

               A  principal responsável pela conservação e divulgação da Bíblia é a Igreja Católica que,  conservou e difundiu a Bíblia  com a ajuda dos Monges. As cópias mais antigas se encontram no Vaticano.



S. Jerônimo
Papa D. Dâmaso

    
S. Jerônimo, a pedido do Papa D. Dâmaso, fez a primeira tradução da bíblia do hebraico e grego para o latim e chamou-a de Vulgata.




                    
CAPÍTULOS E VERSÍCULOS


       A Bíblia hoje se divide em capítulosversículos. Essa divisão em capitulos, foi feita pelo Cardeal Estevão Langton em 1228 d.C.  E em versículos, pelo Monge S. Pagnino em 1528 d.C. Tudo para facilitar a leitura e citações.


   Ao todo a Bíblia contém 73 livros, com aproximadamente 1.333 capítulos e 35.700 versículos.

BÍBLIA CATÓLICA E BÍBLIA PROTESTANTE

            A Bíblia Católica é a Palavra de Deus completa, autentica sem  adulteração, contém os 73 livros e traz no rodapé as explicações bíblicas.
             A Bíblia protestante é a  católica adulterada, incompleta, com apenas 66 livros, faltando 7 livros do A.T, que são os livros  Deuterocanômicos e alguns capítulos do livro de Ester e Daniel.

            A Bíblia católica traz na primeira página a palavra " Imprima-se ou imprimatur" e a assinatura de um Bispo. A Bíblia protestante não traz essa assinatura.

A Bíblia é o livro que contém nossa história religiosa. Todo ensinamento bíblico se resume em: AMOR PARA COM DEUS E AMOR PARA COM O PRÓXIMO.

(Fonte: Google e Igreja Católica)
_______________________________________

IAMG Auxiliadora
       No primeiro Domingo de Setembro de 2012, as crianças da IAMG fizeram a abertura do mês da Bíblia na Igreja de Santa Luzia da comunidade de Chã Alegre, Paudalho-PE.
      A entronização da Bíblia foi feita durante a Santa Missa ao som da música A Bíblia, do CD mensageiro do amor do Pe. Antonio Maria.

IAMG Auxiliadora
IAMG Auxiliadora
     

"De Todas as Crianças e Adolescentes do Mundo, Sempre Amigos!"

Um comentário:

DEIXE-NOS SEU RECADO;

DINÂMICA PARA QUEBRAR O GELO

ADAPTANDO OS NÚMEROS Objetivo: Quebrar o gelo entre os membros. Desenvolvimento:  1º momento - Formar duplas e pedir para que o...