16 de dezembro de 2013

TEMPO DO ADVENTO

                   
Advento

         A palavra ADVENTO vem do latim Adventus que quer dizer "chegada", e vem do verbo Advenire que singráfica " chegar a", por causa do período litúrgico que antecede o Natal. 

     O Tempo do Advento é o primeiro ano da Igreja, o primeiro tempo do Ano Litúrgico, O qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa a espera do nascimento de Jesus Cristo.
        No calendário religioso este tempo corresponde às 4 semanas que antecedem o Natal. a primeira referência ao "Tempo do Advento" é encontrada na Península Ibérica, quando no ano de 380, o Sínodo de Saragoça prescreveu uma preparação de 3 semanas para a Epifania, data em que se celebrava o Natal antigamente. Na Gália o bispo de Tours, optou por 6 semanas e, em Roma, o Sacramentário Galasiano cita o advento no fim do séc.V.
      Há relatos de que o Advento passou a ser observado entre os séc.IV e VII em vários lugares do mundo como a preparação para a festa do Natal.
      No final do séc. IV, na Gália (atual França) e na Península Ibérica (atual Espanha e Portugal), usavam o jejum, abstinência e duração de 6 semanas para este tempo. Este caráter ascético  para a preparação do Natal se devia à preparação dos catecumenos para o batismo na festa da Epifania.
        Ao final do séc.VII, em Roma, passou-se a recordar a segunda vinda do Senhor, passando a ser celebrado durante 5 Domingos. 
       Surgido na Igreja Católica, este tempo passou também para as igrejas reformadas, em particular A Anglicana, Luterana, Metodista, Batista, Ortodoxia e outras.

AS CARACTERÍSTICAS DO TEMPO DO ADVENTO
         
              O Tempo do Advento é para toda a Igreja. um momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de esperança, vigília e preparação para a vinda do Senhor.
  O Advento começa às vesperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando 4 Domingos. 
    Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo.   As ultimas duas semanas, dos dias 17 a 24 de Dezembro, visam em especial, a preparação para a primeira vinda de Jesus entre nós.
      O inicio do advento é conhecido tradicionalmente como o dia certo para montar a árvore de natal.

A CELEBRAÇÃO DO ADVENTO

           O Advento deve ser celebrado com sobriedade e discreta alegria. Nesta época não se canta o Glória, para que na festa do Natal, unidos aos anjos entoemos este hino como algo novo, dando glória a Deus pela salvação que realiza entre nós. Por isso, o diretório litúrgico da CNBB orienta que flores e instrumentos sejam usados com moderação, para não antecipar a plena alegria do Natal de Jesus.
      Os paramentos litúrgicos, são de cor roxa, com sinal de recolhimento e conversão. A única exceção é o terceiro Domingo do Advento, ao qual chamamos; Domingo de Gaudete ou  da Alegria, cuja cor é o rosa para revelar a alegria da vinda do Salvador que está próxima.
   O nome de Domingo de Gaudete refer-se a primeira palavra do intróito deste dia, que é tirado da segunda leitura que diz: " Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito alegrai-vos, pois o Senhor está perto" (FI 4,4). també é chamado de  Domingo Mediano, por marcar a metade do Tempo do Advento.

SÍMBOLOS DO ADVENTO

         Vários símbolos nos ajudam a entra no clima do Advento, entre eles há a Coroa ou Grinalda do Advento. Ela é feita de galhos sempre verdes entrelaçados, formando um circulo,  no qual são colocadas 4 velas representando as 4 semanas do Advento. A cada Domingo uma vela é acesa por vez. A luz indica a proximidade do Natal.  
(fonte: wikipedia/google)
Coroa do Advento
''De Todas as Crianças e Adolescentes do Mundo, sempre Amigos!"

Para ver sobre o mês vocacional acesse o link https://iamg2009.blogspot.com/2012/08/agosto-mes-vocacional.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE-NOS SEU RECADO;

DINÂMICA PARA QUEBRAR O GELO

ADAPTANDO OS NÚMEROS Objetivo: Quebrar o gelo entre os membros. Desenvolvimento:  1º momento - Formar duplas e pedir para que o...