10 de maio de 2016

OFICINA DE ORAÇÃO E VIDA (TOV JOVENS) NA IAMG


         Durante o período de três meses os adolescentes da IAMG tiveram a oportunidade de conhecer e aprender a praticar a leitura, meditação e a vivência diária da Palavra de Deus com o apoio e as orientações das Oficinas de Oração e Vida (Tov Jovem).
        Os encontros foram iniciados em 24 de Fevereiro e concluídos no dia 5 de Maio com a coroação das oficinas em uma tarde de silenciamento e meditação chamada de 'O Deserto'.
       Embora poucos tenham perseverado até o final do curso, todos os adolescentes tiveram oportunidade de participar das seções semanais com a guia Maria Eugênia da cidade de Paudalho (PE).  Foram 11 sessões ( uma por semana) aprendendo modalidades de oração, posições de entrega, exercícios de relaxamento, orientações para concentração, leitura, meditação e de como manter a Sagrada Meia Hora diária, pratica e vivência com Deus.
              Ao final os que perseveraram participaram do Deserto (retiro) em um lugar especial aberto a natureza para um melhor encontro com Jesus. 


     As Oficinas de Oração e Vida  constituem um serviço para a Igreja e têm como objetivo principal ensinar os fieis a orar de um modo ordenado e progressivo através de cursos práticos como em uma oficina onde se aprende a rezar rezando.

      Não é uma doutrina, teoria ou teologia. 
A Oficina funciona a base de orientações de vida e sua colocação em prática.







      Baseada na Bíblia o ponto central de cada sessão é a leitura e meditação da Palavra. A atividade de oração passo a passo adaptada a cada pessoa submete a uma aprendizagem metódica e progressiva tendo Cristo como centro, princípio e meta para pensar, sentir, atuar e amar com a eterna pergunta no coração, " O que faria Jesus no meu lugar?"


       O serviço das Oficinas de Oração e Vida (TOV) é reconhecido e aprovado pela Santa Sé desde 1997 e foi confirmado pelo Conselho Pontifício para os leigos em 2002, atua  no mundo inteiro ensinando as pessoas a orar de uma maneira experimental e progressiva introduzindo-os na oração litúrgica e na vida sacramental.

     Os participantes aprendem sobre os exercícios prévios de respiração e concentração, silenciamento corporal e mental, e a praticar as modalidades de oração e assim descobrirem as quais se identificam para adotarem em sua leitura  diária da Palavra.


              Usando uma pequena pedagogia descobrem como praticar a Leitura rezada, Oração escrita, Oração de abandono, Oração visual,  Oração de louvor e intercessão, Oração comunitária, Perdão no espirito de Jesus, Oração corporal, Esporte de amar, Oração de acolhida e elevação, se colocar no lugar de Jesus, Orar com a natureza e de como viver um deserto.






     O Deserto vivido pelos membros da IAMG que perseveraram até a conclusão das oficinas foi de grande riqueza,
Após as orientações dada pela guia da oficinas Maria Eugenia, os adolescentes recolheram-se durante duas horas em uma entrega silenciosa e meditativa diante da natureza acompanhados da Palavra de Deus e de Jesus.















        Ao final os joven relataram suas experiencias e testemunhos vividos durante todo aprendizado e coroação dividindo com os presentes a satisfação de mais uma oportunidade de aprendizado para continuar a caminhada na evangelização.









          A Infância e Adolescência Missionária de Guadalajara (IAMG) agradece carinhosamente a Guia das Oficinas de oração e Vida para Jovens (TOV Jovem), por sua disponibilidade e por nos ter dado a oportunidade de mais um aprendizado.
    Muitíssimo obrigado Maria Eugênia e que Deus lhe abençoe!

     Para mais informações sobre as Oficinas de Oração e vida (TOV ); http://www.tovpil.org

"De Todas as Crianças e Adolescentes do Mundo, Sempre Amigos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE-NOS SEU RECADO;

DINÂMICA PARA QUEBRAR O GELO

ADAPTANDO OS NÚMEROS Objetivo: Quebrar o gelo entre os membros. Desenvolvimento:  1º momento - Formar duplas e pedir para que o...