5 de dezembro de 2017

A ORIGEM DO NATAL

      O Natal ou Dia de Natal é uma festa religiosa cristã comemorada anualmente em 25 de dezembro em alguns países, em outros como nos países eslavos e ortodoxos, é comemorado no dia 6 ou 7 de janeiro, dia da Epifania do Senhor.

    A palavra Natal vem do latim Nãtãlis que deriva do verbo Nãscor que possui o sentido de Nascer.     
    Em italiano chama-se Nataledo, em catalão Nadal e em castelhano foi substituída por Navidade.

       Originalmente era uma comemoração destinada a celebrar anualmente o nascimento do "Deus Sol" e, foi reformulada pela Igreja Católica no século III para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano passando assim a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.


     Historiadores afirmam que a primeira celebração do Natal aconteceu em Roma no ano 336 d.C, embora desconfia-se que em meados do século II a Turquia já comemorava a data.

     A comemoração com data em 25 de dezembro chegou no oriente no final do século IV por João Crisóstomo, no ano 350, o Papa Júlio proclamou o dia 25 de Dezembro como data oficial para o Natal e, em 529 o Imperador Justiniano a declarou feriado nacional.
     Muitos costumes populares foram associados ao Natal com certos elementos de origens em festivais celebrados ao deus Sol pelas populações pagãs que foram se convertendo ao cristianismo como por exemplo, a troca de presentes.

   Na Idade Média o feriado era comemorado de forma  carnavalesca e, foi evoluindo a um feriado orientado para a família centrado nas crianças.
   Por várias vezes a celebração do Natal foi proibida dentro da cristandade protestante devido a preocupação de que a data é muito pagã ou antibíblica.

    Embora seja uma data cristã atualmente o Natal é também comemorado por muitos não cristãos unindo pessoas, credos, religiões.

NATAL NO CRISTIANISMO

    O Natal É a principal celebração religiosa entre os cristãos. durante os 40 dias que antecedem a data a Igreja Ortodoxa pratica o Jejum da Natividade enquanto a Igreja Católica, Comunhão Anglicana, entre outras, iniciam a observância da temporada litúrgica do Advento.

Fonte:Google
"De Todas as Crianças e Adolescentes do Mundo, sempre Amigos!"

 Veja também A tradição ada Arvore de Natal acessando o link https://iamg2009.blogspot.com/2017/12/tradicao-da-arvore-de-natal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE-NOS SEU RECADO;

DINÂMICA PARA QUEBRAR O GELO

ADAPTANDO OS NÚMEROS Objetivo: Quebrar o gelo entre os membros. Desenvolvimento:  1º momento - Formar duplas e pedir para que o...